Autor(es): IZABELA PÂMELA CARVALHO DE BARROS - CEFET-RJ/PIBID, HENRIQUE GRAVINO PINHO - CEFET-RJ, ADRIANA FERREIRA DE SOUZA - CEFET-RJ, ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES - SEE-RJ
Palestrante(s) ou Instrutor(es): IZABELA PÂMELA CARVALHO DE BARROS - CEFET-RJ/PIBID, HENRIQUE GRAVINO PINHO - CEFET-RJ, ADRIANA FERREIRA DE SOUZA - CEFET-RJ, ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES - SEE-RJ
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Palestra
Em 2012 entrou em vigor o novo currículo de Física do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, intitulado Currículo Mínimo Estadual de Física. Uma de suas inovações foi a introdução de tópicos de Astronomia no 1° ano do Ensino Médio.
Através do projeto CAPES/PIBID os futuros professores das várias áreas de conhecimento tem tido oportunidade de conhecer o trabalho realizado nas escolas pelos professores já atuantes no mercado. Neste sentido, com o projeto PIBID Astronomia na Escola, desenvolvido no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo/RJ, iniciamos um trabalho um projeto que visava entre outras coisas: divulgar temas de Astronomia na escola, contribuir para participação dos alunos na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e para execução do Currículo Mínimo Estadual de Física, que apresenta habilidades e competências relacionadas ao ensino de Astronomia.
Este trabalho teve o objetivo de implementar aulas de física com a utilização do Software Stellarium para o aprendizado de tópicos de Astronomia presentes no currículo mínimo estadual, que permite aos alunos uma melhor compreensão de diversos temas da astronomia.
O projeto foi iniciado com a aplicação do questi onário sobre conhecimento prévio de Astronomia dos alunos, realizados em todas as turmas de 1o ano do Ensino Médio. Averiguamos o conhecimento sobre Astronomia Básica: movimento dos planetas, Sol e Lua, teorias sobre o universo, eclipses, estações do ano, planetas do sistema solar e asteróides. Conhecendo melhor as dificuldades dos alunos e alguns conhecimentos incorretos que possuem a respeito de alguns fenômenos, pretendemos intervir melhor com o projeto de divulgação do tema na escola.
A partir dos resultados obtidos, no qual constatamos as deficiências na aprendizagem da disciplina, iniciamos ações que visavam contribuir para melhor compreensão dos temas de astronomia. A primeira ação desenvolvida foi realizar uma oficina que demonstrasse a parte teórica dos temas escolhidos e uma parte prática utilizando o Stellarium para comprovar toda teoria exposta anteriormente. As aulas desenvolvidas foram:
● Aula 1 ( Teorias geocêntricas e heliocêntricas);
● Aula 2 (Eclipses);
● Aula 3 (Movimento do Sol, Terra e Lua, Estações do Ano).
A avaliação deste trabalho foi realizada por meio de um questionário, de caráter qualitativo e quantitativo. A análise qualitativa das respostas dos alunos, nos permitiu concluir que as oficinas contribuíram para instigar o interesse dos alunos por astronomia e, além disso, desmistificamos a ideia de física é chata, difícil e para poucos. Uma avaliação quantitativa dos resultados obtidos mostrou que mais da metade dos alunos, conseguiram compreender diferentes conceitos trabalhados durante as aulas.