Autor(es): Breno Cavalcante de Araújo,orientador do grupo de pesquisa em Astronomia - IFRN. Gilclécia Barbosa da Silva, Licencianda em Física - IFRN. Paulo Manoel da Silva Cardoso, Licenciando em Física - IFRN.
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
Descrevemos neste trabalho a experiência de uma atividade realizada pelo grupo de Pesquisa em Astronomia, sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Santa Cruz, durante uma aula de campo no município de Rio do Fogo / RN. Nesta atividade apresentamos a alunos do curso de Licenciatura em Física, a triangulação como um princípio matemático utilizado na Astronomia para calcular grandes distâncias com uma simples relação entre triângulos retângulos, como estratégia didática para o ensino de Física e, mais especificamente, para o ensino de Astronomia. A partir da demarcação de dois pontos fixos no solo e de noções de semelhança de triângulos podemos determinar a distância aproximada de qualquer ponto visível a olho nu. Essa mesma atividade foi realizada de forma semelhante por Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C.) e Tales de Mileto (623 a.C. – 556 a.C.). Em nossa atividade utilizamos o método da triangulação como estratégia para abordar conteúdos de Astronomia, como a dimensão do sistema solar e as primeiras técnicas empregadas para a realização de tais medidas. Como forma de exemplificação desta técnica, determinamos a medida da distância entre as margens de um rio e a distância média de um segundo ponto situado a uma distância maior, no intuito de validar o método da triangulação como estratégia de determinação aproximada de grandes distâncias, como por exemplo,à distância Terra-Sol.Acreditamos que essa atividade prática pode, sem dúvida, contribuir para a formação docente, por proporcionar uma estratégia mais interativa e dinâmica de abordar alguns conceitos de Astronomia contribuindo, da mesma forma, para um melhor ensino de Física por propiciar uma atividade mais prática, favorecendo uma aprendizagem mais significativa por parte do aluno.
Referências sugeridas:
FILHO,Kepler de Souza;Saraiva, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre:[s.n.]. 2012.