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Enviado por admin em 28/out/2013

Paralaxe, astronomia e o ensino de física

Autor(es): Paulo Manoel da Silva Cardoso, aluno licenciando em Física - IFRN. Jeane Galdino Faustino, aluna licenciando em Física - IFRN. Breno Cavalcante de Araújo, professor orientador do grupo de pesquisa em astronomia - IFRN. Maria Emília Barreto Bezerra, coordenadora de área do PIBID - IFRN.

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Painel / Poster

Relata-se neste trabalho a experiência de uma Atividade Experimental de Astronomia realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza. , no município de Campo Redondo / RN, junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Grupo de Pesquisa em Astronomia, constituído por alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. Nesta atividade apresentamos aos alunos o conceito da Paralaxe como um princípio matemático utilizado na Astronomia para calcular grandes distâncias a partir do ângulo formado entre dois seguimentos de reta, como estratégia didática para o ensino de Física e, mais especificamente, para o ensino de Astronomia. A partir da demarcação de dois pontos distantes no solo, para observação, e uma simples noção de geometria podemos determinar a distância aproximada de qualquer ponto visível a olho nu. Essa mesma atividade foi realizada de forma semelhante pelo alemão Friedrich Wilhelm Bessel (1784 – 1846) para medir a distância das estrelas. Em nossa atividade utilizamos o método da Paralaxe como estratégia para abordar conteúdos de Astronomia, como a distância das estrelas e da lua em relação à terra, utilizando-se do movimento desta em sua órbita, e as primeiras técnicas empregadas para a realização de tais medidas. Acreditamos que essa atividade prática pôde, sem dúvida, proporcionar uma estratégia mais interativa e dinâmica de abordar alguns conceitos de Astronomia, promover a educação científica nesta comunidade escolar e contribuir para um melhor ensino de Física, favorecendo, dessa forma, uma aprendizagem mais significativa por parte do aluno. PALAVRAS-CHAVE: Paralaxe, Astronomia, Ensino de Física.


Referências sugeridas:

NOGUEIRA, Salvador; CANALLE, João Batista Garcia. Coleção explorando o ensino Astronomia. Fronteira Espacial – Parte 1. 11 ed. ISBN 978-85-7783-015-2. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2013.

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