Autor(es): Keterllin Farias Cidade, Yuri Zanerippe Miguel, Humberto Oliveira / Instituto Federal de Santa Catarina
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
O ensino de física tem-se mostrado um processo desafiador para o educador, ao passo que temos de transpor o ensino tradicional, fundamentado na tríade do livro didático, quadro e giz. Rosa e Rosa (2007) reivindicam que a inserção de conhecimentos por meio de estratégias didáticas mais interativas pode contribuir para um avanço mais significativo no entendimento do conteúdo trabalhado. De acordo com essa necessidade de inclusão de práticas didáticas, realizamos uma experiência piloto com uma turma de alunos do ensino médio integrado em eletromecânica do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) campus Araranguá, que cursam atualmente, a dependência no componente curricular de física que envolve tópicos de mecânica. A experiência realizada consistiu de uma atividade de ensino baseada em foguetes de garrafa PET que funciona com propulsão de ar comprimido e água, num modelo adaptado de Souza (2007). A atividade foi organizada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no sentido de se constituir em uma sequência didática fundamentada na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Moreira (2006). Esta UEPS foi dimensionada em cinco etapas. Na etapa inicial os alunos realizaram uma atividade de pesquisa em revistas científicas e sítios de divulgação científica como em OBA (www.oba.org.br), para entender o funcionamento e a construção dos foguetes. O resultado da pesquisa gerou a produção de um mapa conceitual dos conceitos físicos que podem ser explorados por professores em sua prática docente. Por segundo ocorreu a confecção dos foguetes, bases lançadoras e um vídeo para divulgação nas escolas. Na terceira etapa, os alunos do IFSC utilizaram todo material produzido das etapas 1 e 2 para fazer um convite às escolas da região para participarem do campeonato de lançamento de foguetes. A quarta etapa foi destinada a execução do campeonato de lançamento de foguetes na semana nacional de ciência e tecnologia do IFSC 23 e 24 de outubro com a participação de diversas escolas públicas da região. A última etapa, será concluída futuramente com a modelagem do movimento do foguete e determinação da força de arraste (resistência do ar) utilizando o software Tracker (www.cabrillo.edu/~dbrow/tracker). A atividade da construção de foguetes, proporciona além do estudo dos conceitos de mecânica, a inclusão do ensino de astronomia, que muitas vezes é esquecido no ensino básico por muitos fatores, como carga horária, formação dos professores, recursos pedagógicos entre outros. Assuntos relacionados a gravitação, a história da astronáutica, a corrida espacial e o desenvolvimento de novas tecnologias podem ser abordados no contexto escolar. Dessa forma, o lançamento de foguetes é uma atividade prática que permite inserir o ensino de astronomia de forma atraente e motivadora tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso, como aponta Gama e Henrique (2010). Neste trabalho relatamos o sucesso parcial desta atividade que culminou no evento científico da semana nacional de ciência e tecnologia. Em nossa avaliação concluímos que os alunos integraram conceitos de física a parte prática, resultando em um melhor aprendizado. Contamos ainda com a participação de aproximadamente quarenta inscritos de várias escolas no campeonato e presença de mil alunos nos dois dias de evento.
Referências sugeridas:
CLECI WERNER DA ROSA , ÁLVARO BECKER DA ROSA Ensino da Física: tendências e desafios na prática docente, Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653) n.º 42/7 – 25 de maio de 2007. JAMES ALVES DE SOUZA, Um foguete de garrafas PET, Física Na Escola, v. 8, n. 2, 2007. MARCO ANTONIO MOREIRA, ELCIE F. SALZANO MASINI Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel – São Paulo: Centauro, 2001.