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Enviado por admin em 27/out/2013

O Lúdico no Ensino da Astronomia: Brincando com o Nosso Sistema Solar

Autor(es): BRENO CAVALCANTE DE ARAÚJO, PROFESSOR COORDENADOR DO GRUPO DE ASTRONOMIA-IFRN DIÊGO BRILHANTE DA SILVA, LICENCIANDO EM FÍSICA-IFRN MARIA EMÍLIA BARRETO BEZERRA,COORDENADORA DE ÁREA DO PIBID-IFRN JEANE GALDINO FAUSTINO, LICENCIANDA EM FÍSICA-IFRN JOÃO MARCOS DA SILVA LIMA,LICENCIANDO EM FÍSICA-IFRN GILCLÉCIA BARBOSA DA SILVA, LICENCIANDA EM FÍSICA-IFRN

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Painel / Poster

Este trabalho se faz do relato de uma atividade lúdica desenvolvida pelo grupo de Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN-Câmpus Santa Cruz, o qual foi aplicado a alunos da 1º série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Arioene de Souza- Campo Redondo/RN, junto ao projeto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Esta atividade se fez da aplicação de um jogo didático (um tabuleiro de dados) constituído de trinta casas numéricas, sendo vinte e cinco destas acopladas a perguntas relativas às características do nosso Sistema Solar. O jogo segue as seguintes regras: 1) Deve ser jogado por três pessoas, duas para jogar e uma como juiz responsável por fazer as perguntas e corrigir as respostas; 2) O aluno que joga os dados responde a uma pergunta correspondente a aquela casa numérica a qual a soma dos dados o levou; 3) A resposta correta concede ao aluno que continue jogando os dados e avançando as casas; 4) A resposta errada dará à vez para seu colega de jogo; 5) Caso a casa numérica indicar que o aluno ficou preso em anéis de alguns dos planetas que possuem esta característica ele cederá a vez para o colega; 6) Caso seja atingido por um cometa voltará duas casas; 7) Caso seja atingido por uma chuva de meteoros volta uma casa; 8) Caso caia em uma casa que represente um buraco negro ele volta para o início do jogo. A finalidade é fazer com que a nave DO JOGADOR saia do Sol e viaje até Plutão. O aluno que conseguir fazer este trajeto primeiro vencerá o jogo. Esta atividade teve o intuito de incentivar alunos do Ensino Médio, por meio de práticas diferenciais, a desenvolver o interesse no aprendizado dos conhecimentos astronômicos e contribuir com a inserção e elaboração de novos materiais e metodologias que facilitem a disseminação DESTES CONTEÚDOS neste contexto. Estando estes conhecimentos amparados na LDB e fortemente impregnados a disciplina de Física no Ensino Médio. Segundo HUIZINGA (1990), O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana. Nestas perspectivas o jogo assume sua finalidade junto ao contexto educacional quando definidos, previamente, pelo professor, os propósitos a serem alcançados por ele. Assim se fez de uma ferramenta de ensino direcionada e, portanto, dotada de um sentido metodológico trazendo como resultado o despertar de um maior interesse, por parte dos alunos participantes, por estes conteúdos expostos.


Referências sugeridas:

NOGUEIRA, SALVADOR. Astronomia: Ensino Fundamental e Médio.Salvador Nogueira, João Batista Garcia Canalle. Brasília: MEC,SEB; MCT; AEB, 2009.

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