Autor(es): Marília Campolino Peterle e Thiago Costa Farias /Instituto Federal de Santa Catarina
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
O Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá, oferece o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física no qual um de seus objetivos é formar professores que sejam capazes, também, de atuar como divulgadores científicos, em ambientes não-formais e na articulação destes com a educação formal. Segundo Langhi e Nardi (2009, apud DAMASIO Felipe et al., 2013) educação formal acontece nos lugares próprios para sistematizar o conhecimento, já a educação não formal é aquela que envolve atividades educativas fora do ambiente escolar. Com a missão de promover a divulgação científica, formar divulgadores e fazer isto também articulado com a educação formal, foi fundado em Araranguá no ano de 2012 o CA² - Clube de Astronomia de Araranguá. O clube envolve, em 2013, vinte e sete bolsistas (de iniciação à docência e científica) e três professores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física. As atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES, são desenvolvidas diretamente nas Escolas da Educação Básica (EEB), envolvendo alunos, professores e a comunidade escolar. Na EEB Castro Alves o projeto insere conceitos de Física usando como ideias-âncoras temas de Astronomia, visando fomentar a organização sequencial em turmas regulares de nono ano do Ensino Fundamental. Como organizador prévio, os estudantes constroem material para ser usado em atividades em ambientes não formais, que ocorrem dentro do câmpus do IF-SC com a participação de alunos e pais dos estudantes do nono ano, além dos bolsistas. Nestes eventos ocorrem observações noturnas, palestras sobre um tema específico, sessão de filmes com comentários dos bolsistas, seguidos de discussões entre os participantes, além de atividades de recreação. Entre as ideias-âncoras usadas para discutir temas de Física durante as aulas regulares estão cometas, Lua e nebulosas. Os conceitos físicos discutidos a partir desta organização sequencial são, por exemplo, óptica geométrica, gravitação universal, leis de Newton e termologia. Todos os conteúdos discutidos a partir das ideias-âncoras estão presentes no livro (FAVALLI et al., 2009) distribuído aos alunos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Outra atividade realizada são as visitas, orientadas pelos licenciandos, ao planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.Os resultados podem ser vislumbrados, tanto em relação à formação inicial dos bolsistas como na alfabetização científica e tecnológica dos alunos da Educação Básica. Em relação aos licenciandos, pode-se notar um avanço em sua formação docente, tanto na produção de conteúdo bem como na implementação das atividades. O trabalho continua ao decorrer dos próximos semestres abordando novos temas relacionados à astronomia proporcionando maior compreensão dos conceitos de física que envolve o tema, além de proporcionar desenvolvimento de aprendizagem motivadora e de despertar o interesse dos alunos em aprender o novo.
Referências sugeridas:
DAMASIO, F. et al. Clube de astronomia de Araranguá: A formação de professores de ciências como divulgadores científicos. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n.14, 2013.