Autor(es): Adriana Oliveira Bernardes / Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
Os PCNs (Planos Curriculares Nacionais) apontam para importância da inserção de conteúdos de Física que contextualizem a disciplina. Na chamada era da informação, os alunos recebem em seu cotidiano, todos os dias, informações relacionadas a ciência e tecnologia, seja através da televisão ou da Internet. Um dos assuntos pelos quais, tem sidos bombardeados pela mídia, está relacionado ao funcionamento do acelerador de partículas do CERN, que teve início em 2008. Temas como estes, normalmente não são tratados no Ensino Médio, pois não fazem parte do currículo, a Física com o qual se tem contato neste seguimento de ensino é aquela desenvolvida há mais de quatrocentos anos, que não explica muito dos fenômenos descobertos no século XX, a Física do acelerador de partículas, por exemplo, é entendida através de conhecimentos de Física Moderna e Contemporânea. Por outro lado, vários trabalhos mostram a importância da Astronomia com seu caráter interdisciplinar motivando o aprendizado de Ciências. O tema buracos negros é de grande atrativo para os alunos e pode ser trabalhado a partir do acelerador de partículas, para o qual, se prevê com seu funcionamento, a formação de micros buracos negros. Neste artigo apresentaremos um trabalho realizado em escola pública do estado do Rio de Janeiro, no qual, o tema buracos negros foi inserido através da disciplina Física, junto a turmas de Ensino Médio, através do tema gerador LHC (acelerador de partículas). O desenvolvimento do trabalho mostra a importância e a possibilidade da inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, além da possibilidade do professor desenvolver um trabalho contextualizado em sala de aula. Palavras-chave: Física Moderna e Contemporânea. Ensino de Astronomia. Acelerador de Partículas.