Autor(es): Breno Araújo Cavalcante / Instituto de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Licenciatura em Física; Diêgo Brilhante da Silva / Instituto de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Licenciatura em Física; Jeane Galdino Faustino / Instituto de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Licenciatura em Física; João Marcos da Silva Lima / Instituto de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Licenciatura em Física.
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
Apresenta-se uma experiência observada em um minicurso de “Introdução à Astronomia”, desenvolvido para alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Câmpus Santa Cruz. O mesmo teve duração de três dias e foi explanado através de apresentações orais e desenvolvimento de oficinas (Construindo um Relógio Solar; Modelo Didático para as Estações do Ano; Modelo Didático para as Fases da Lua), finalizando com uma observação noturna, tendo como objetivo proporcionar, junto aos licenciandos participantes, uma visão introdutória relacionada à história da astronomia e a marcação do tempo, também esclarecer alguns conceitos relacionados às Estações do Ano e à Lua (Fases, Eclipses Lunares e Solares, relação entre a Lua e as variações nas marés) e suas particularidades.