Autor(es): Daniel Marcos de Jesus e Davi Oliveira Barreto (UEFS e UESB)
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
A astronomia, uma das ciências mais antigas da história da humanidade, não tem estado presente na formação dos cidadãos em sua vivência escolar. Apesar de sua interdisciplinaridade característica, vários trabalhos têm mostrado que os cursos do Ensino Básico não têm se dedicado à exploração dos diversos aspectos da Astronomia. Na Bahia, e em particular, na cidade de São Miguel das Matas essa realidade não é diferente. Diversos são os fatores que podem influenciar para que tenhamos esta situação, como fatores históricos, culturais, políticos e econômicos, dentre outros. Como há uma carência de pesquisa do panorama do ensino da Astronomia na cidade de São Miguel das Matas, e o mapeamento do problema é essencial para que alternativas sejam propostas, o presente trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico desta realidade. Como metodologia adotada para a coleta de dados é utilizada a aplicação de questionários com professores de Ciências e de Geografia do ensino fundamental, levantando questões de ordem pessoal, metodológica, de formação e de infra- estrutura, e outras relacionadas às fontes de informação que os professores têm acesso. A pesquisa tem como objeto de estudo, a priori, identificar as concepções desses professores a respeito do sistema solar e como isso de alguma forma influencia na sua prática pedagógica. Conhecendo o quadro atual, poderemos pensar a melhoria da qualidade de ensino nesta área, principalmente a formação inicial e continuada de professores da cidade de São Miguel das Matas-Ba, apontando uma nova perspectiva para o ensino da Astronomia local. Palavras-chave: Concepções Espontâneas. Professores. São Miguel Das Matas.
Referências sugeridas:
DIAS, C. A. C. M.; RITA, J. R. S. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, São Paulo, n. 6, p. 55–65, 2008. LANGHI, R. Idéias de Senso Comum em Astronomia. (Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, UNESP/Bauru), 7., 2004. LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004