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Enviado por admin em 27/out/2013

Divulgação da Física Experimental junto aos alunos do Ensino Médio através da Detecção de Efeitos Atmosféricos

Autor(es): Beatriz do Livramento Felicidade/ Universidade Federal de São João del Rei; Jéssica Regina Romão Cabral/Universidade Federal de São João del Rei; Maria Aline Barros do Vale / Universidade Federal de São João del Rei

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Painel / Poster

A detecção de meteoros utilizando estações de rádio e de televisão aberta como fontes de ondas de rádio é uma das técnicas cientificas bem estabelecidas utilizadas, pois o aparato é de baixo custo e de simples implementação. Além de meteoros, essa técnica permite a detecção de outros tipos de eventos bastante interessantes como aviões, relâmpagos e nuvens carregadas. Os aparelhos utilizados nesta técnica são: uma antena, um receptor e um micro computador. O sinal refletido pela cauda ionizada dos meteoros é captado por uma antena conectada a um receptor comercial, que modula a freqüência da onda transportadora, obtendo-se assim um sinal de áudio, o qual é digitalizado por uma placa de som instalada no computador. O objetivo deste projeto é utilizar uma experiência real para incentivar o natural interesse dos alunos pela física de partículas e aliar a este interesse a curiosidade científica e tecnológica. Inicialmente o equipamento de aquisição de dados (composto por antena receptora, microcomputador, receiver e GPS) foi montado no Departamento de Ciências Naturais da UFSJ. Após palestras preparatórias, os alunos do ensino médio visitarão a montagem e participarão de uma sessão de aquisição de dados. Em uma segunda etapa, o sistema de aquisição de dados será montado na escola com a participação dos alunos. Na terceira etapa, os alunos participarão da análise dos dados coletados durante a fase de aquisição. Durante as palestras preparatórias foi possível notar, o interesse e a curiosidade dos alunos, através das perguntas realizadas após o término da apresentação. As perguntas mais freqüentes foram relacionadas ao horário de visualização, o tempo de duração, a observação a olho nu e a possibilidade de observação na região de São João del Rei. É de grande importância ressaltar, que as perguntas realizadas pelos alunos foram iguais, independente da turma, serie e escola. A recepção dos alunos, professores e das escolas durante as palestras foram excelentes, promovendo uma visão real da pesquisa realizada dentro da Universidade na área de Física. Além disso permitiu uma colaboração com amplos benefícios didáticos para os alunos despertando o interesse pela carreira científica na área de Física e para os professores a atualização com técnicas da Física Moderna.

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