Autor(es): Flávio Ferreira Ferro / SEDUC-PE
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Palestra
O presente trabalho visa contribuir para uma melhor abordagem dos conteúdos da Astronomia no ensino básico nas escolas da Rede Pública de ensino, em especial no Ensino de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI, identificando os elementos que apontam numa maior intensificação dos estudos astronômicos na escola. Uma vez que ainda são poucos explorados nas escolas mesmo sendo referenciados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de Astronomia muitas vezes encontram-se restringidos num breve capítulo de livros didáticos sobretudo nas matérias de Geografia e Ciências, no ensino médio praticamente não é lembrado. Durante as aulas, encontramos algumas dificuldades no processo Ensino-Aprendizagem, devido a ausência da prática do fazer astronômico (observações, leitura de cartas celestes, programas virtuais de Astronomia, falta de um planetário na cidade, poluição luminosa, etc). Apontamos assim algumas alternativas para que os estudos astronômicos sejam realizados de maneira mais eficiente e intensiva e agradável tanto para o educador como para o educando, esta pesquisa pretende contribuir para a disseminação e prática dos conhecimentos da Astronomia ao alcance de todos.
Referências sugeridas:
Educação em Astronomia:Experiências e Contribuições Para a Prática Pedagógica Autor: Longhini, Marcos Daniel (org.) Editora: ATOMO Ano de Edição: 2010 Nº de Páginas: 214