Autor(es): Breno Cavalcante de Araújo/IFRN
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
A busca por um ensino de Física que desperte nos alunos a curiosidade por conteúdos de Astronomia tem conduzido diversos pesquisadores a elaborarem estratégias que possam colaborar com a inserção desses conteúdos nas aulas de Física. Neste trabalho apresento mais uma estratégia para a abordagem de conteúdos de Astronomia, dentro e fora da sala de aula. Todo o trabalho foi realizado numa aula de campo com alunos licenciandos em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz, como atividade complementar do Grupo de Pesquisa em Astronomia, coordenado pelo presente autor. Nesta atividade, foram apresentados aos alunos, futuros professores, a atividade de Localização Azimutal – levando-se em consideração o azimute magnético – como estratégia de localização geográfica. Com esta atividade foi possível trabalhar de forma prática com alguns conteúdos de Astronomia, como noções de localização espacial e a importância desta para as grandes navegações dos séculos XV e XVI. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar aos futuros professores mais uma estratégia para auxiliar na inserção de conteúdos de Astronomia no ensino de Física e contribuir com a divulgação científica.