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CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
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Enviado por admin em 27/out/2013

Astronomia na Educação Infantil: Resultados de uma implementação

Autor(es): Dária Lúcia Cunha de Jesus Borges / Universidade Católica de Brasília e Roseline Beatriz Strieder / Universidade de Brasília

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Painel / Poster

As iniciativas para o ensino de Astronomia, em geral, voltam-se para ao Ensino Fundamental e Médio, e não à Educação Infantil (BORGES, STRIEDER, 2013). Diante deste quadro surge a proposta do presente trabalho: Analisar as potencialidades e os desafios encontrados por quem busca trabalhar a Astronomia na Educação Infantil. Em outras palavras, as questões de investigação são: “Será possível ensinar este conteúdo nesse nível de ensino?” e “Quais os desafios e quais as potencialidades encontradas nesse processo?” Para alcançar os objetivos apresentados, optou-se por elaborar e desenvolver, na Educação Infantil, uma proposta de ensino centrada no conteúdo de Astronomia. A mesma foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública de Ensino de Brasília, Escola Classe 64 de Ceilândia, em uma turma da educação infantil de faixa etária entre quatro e cinco anos. A proposta se constitui em aulas expositivas auxiliadas por recursos pedagógicos tais como: maquete do sistema solar, vídeos e desenhos animados infantis, dinâmicas, fotos de imagens reais contendo os elementos trabalhados e atividades artísticas. O uso de tais recursos visa criar uma situação simples na qual o conceito, ou sua parte essencial, fique evidente, respeitando a capacidade de raciocínio das crianças; de forma tal que a abordagem dos conteúdos seja realizada da maneira mais concreta possível, isto em decorrência da faixa etária dos alunos. A proposta foi desenvolvida em oito aulas de duas horas cada, conforme o cronograma a seguir. Aula Conteúdo 1 O QUE VEJO NO CÉU? 2 ENTRANDO NUM FOGUETE RUMO AO ESPAÇO! (PARTE I) 3 ENTRANDO NUM FOGUETE RUMO AO ESPAÇO! (PARTE II) 4 COMO É LINDO NOSSO PLANETA TERRA. 5 POR QUE TEMOS O DIA E A NOITE? 6 NO MUNDO DA LUA 7 O QUE É ESSE TAL DE SISTEMA SOLAR? 8 SOMOS NOVAS ESTRELINHAS NO CÉU DO CONHECIMENTO A coleta dos dados foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: 1) Um diário contendo anotações sobre cada aula, elaborado a partir das experiências vividas em sala pela autora do projeto. 2) Grafismo (desenho) dos alunos sobre o céu, realizado no primeiro encontro. Esse instrumento foi utilizado como parâmetro inicial para o levantamento de compreensões dos alunos. 3) Grafismo - comentado em que cada aluno desenhou o que compreendeu das aulas e em seguida descreveu o que foi desenhado, realizado três meses após a conclusão do projeto. 4) Um questionário respondido pela professora regente da turma, com a intenção de obter seu ponto de vista sobre as aulas. Por meio dos instrumentos acima foram obtidas informações sobre os limites e potencialidades do projeto desenvolvido. Destaca-se entre as dificuldades encontradas o fato de as crianças estarem ainda desenvolvendo habilidades como, por exemplo, o recorte e apresentarem limitação em abstrair informações. Já dentre as potencialidades destaca-se o interesse e a curiosidade despertados nas crianças pelo tema, motivando a participação das mesmas. Enfim, com este trabalho, pretende-se contribuir para fornecer parâmetros que podem auxiliar no desenvolvimento de propostas que almejem a inserção da Astronomia na Educação Infantil.

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