Autor(es): Jamili de Paula Neves/Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Marcos Dionízio Moreira/ Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica
Modalidade: Painel / Poster
A Astronomia, apesar de ser um conteúdo fortemente proposto pelos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) principalmente de 5ª à 8ª série, muitas vezes é tratada paralelamente ou muito superficialmente no Ensino Fundamental e Médio. Além disso, diversos trabalhos publicados desde a década passada têm mostrado erros grosseiros em livros didáticos, como por exemplo, figuras com órbita da Terra excessivamente excêntrica, explicações errôneas sobre a ocorrência das estações do ano, dentre outros. Agregando-se a isso, a Astronomia é um tema que nem sempre está no currículo obrigatório dos cursos de licenciatura, fazendo com que o professor acabe aceitando as concepções errôneas dos livros didáticos, por que muitas vezes é a única ou principal fonte utilizada por ele. Com a disseminação do acesso a internet, muitos desses professores buscam o conteúdo a ser ensinado numa miríade de sites, nos quais a maior parte não tem relevância, aprofundamento ou veracidade no conteúdo disponibilizado. Outra fonte comum, que é frequentemente utilizada pelo professor é mídia sensacionalista e superficial. Diante do exposto e considerando o grande interesse de alunos e a relevância de se ensinar astronomia, este estudo visa a produção futura de cursos de formação complementar a estudantes e professores da rede pública de ensino. Faremos isso através da análise dos conhecimentos prévios sobre Astronomia de alunos dos cursos de licenciaturas em Biologia, Geografia e Física, como principal objetivo de preencher essa lacuna na formação desses estudantes, bem como oferecer curso de formação continuada de professores. Tem sido proposto também que estes cursos possam se transformar em disciplinas integralizadas aos currículos dos cursos de geografia e biologia (o curso de licenciatura em física recentemente já colocou essa disciplina ao currículo, embora sem a ênfase no ensino de Astronomia). O estudo a ser apresentado consiste de uma pesquisa bibliográfica de conteúdos de Astronomia que são orientados pelos documentos oficiais do governo a serem ensinados no Ensino Médio e Fundamental. Além da verificação de discussões já existentes em artigos, dissertações e teses sobre os erros comuns nos livros didáticos, bem como a sondagem já feita por alguns autores sobre os conhecimentos de Astronomia de estudantes e professores em outras regiões do país. A pesquisa bibliográfica fomentou a produção de um questionário aplicado aos estudantes de primeiro e último período dos cursos citados. Será apresentada também a análise das respostas do questionário aplicado aos discentes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Geografia, além disso, mostraremos também os resultados das análises indicando os conteúdos a serem ensinados nos futuros cursos de formação. Com isto, esperemos contribuir com uma substancial melhora nos conhecimentos de Astronomia de professores e futuros professores, com consequente melhora dos conhecimentos da população sobre essa importante área de conhecimento.
Referências sugeridas:
LANGHI, Rodolfo. Idéias de Senso Comum em Astronomia. Disponível em: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/langhi.pdf . Acesso em 25/10/2013 LONGHINI, Marcos Daniel. Educação em Astronomia: Experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas: Editora Átomo, 2010. LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko. Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA. São Carlos, n.4, p.47-68, 2007. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/num4/A3_n4.pdf. Acesso em 25/10/13